18/06/2010

VIII GAY GAMES - COLOGNE 2010

VIII GAY GAMES - COLOGNE 2010 – BE YOUR PART

A oitava edição do evento esportivo acontece em 2010 em Colônia, na Alemanha, entre os dias 31 de Julho e 07 de Agosto. “Os Gay Games dão a única oportunidade a atletas gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros de todo o mundo de se unir numa celebração”, disse Michelle Ferris, a ciclista lésbica, embaixatriz do Gay Games. “Teremos a oportunidade de celebrar nossas conquistas em um ambiente seguro e unido.”

Aproximadamente 12 mil participantes de mais de 70 países diferentes estarão interagindo com o Gay Games 2010, além de celebrar a inclusão e os princípios dos jogos.

Eventos como o Gay Games colaboram para mudar as coisas na sociedade. Especialmente nos esportes, a homossexualidade é um tema tabu em grande parte ainda até este dia, mesmo enquanto Theo Zwanziger, presidente da Associação Alemã de Futebol, corajosamente exige uma manipulação delicada deste tópico. A comunidade tem vindo a demonstrar suas cores com este Mega-evento por muitos anos agora, e certamente mostrou ao mundo inteiro que gays e lésbicas também têm lugar no esporte, bem como de toda a sociedade. O GayGames certamente mudaram as coisas, ajudando a contribuir para a aceitação de gays e lésbicas.

O EVENTO

Os GayGames de 2010 contarão com uma infra-estrutura incrível. O Governo Federal Alemão e a prefeitura da cidade de Colônia estão realizando um grandioso trabalho, que vão desde a adaptação de pavilhões esportivos para as competições, treinamento e assessoria dos funcionários públicos que trabalharão diretamente e indiretamente no evento, e um forte esquema de segurança para atender bem os turistas.

O aeroporto internacional de KOLN/BONN receberá milhares de passageiros durante a época do torneio e o transporte público está sendo adaptado para o grande número de pessoas que chegarão à Alemanha.

Os locais das competições serão todos adaptados para as partidas, sempre atendendo as

normas das federações internacionais de cada modalidade esportiva. E a mídia contará com um local especialmente adaptado para receber a “Vila de Imprensa” onde jornalistas e assessores poderão receber informações e atualizar os resultados com grande rapidez.

E por este e outros motivos que os GayGames de Colônia tendem a ser um dos maiores da história do desporto mundial.

SITE DO GAY GAMES DE COLOGNE
http://www.games-cologne.de

FEDERATION OF GAY GAMES
http://www.gaygames.com

COMITÊ DESPORTIVO GLS BRASILEIRO
http://www.cdgbrasil.com



07/06/2010

LOHANA VÍTIMA DA TRANSFOBIA EM AQUIDABÃ/SE

Foto: Adriana Lohanna dos Santos

“... Bueno, lo que les estaba diciendo, que cuesta mucho ser auténtica, señora, y en estas cosas no hay que ser rácana, porque una es más auténtica cuanto más se parece a lo que ha soñado de si misma.” – Todo Sobre Mi Madre, Almodóvar, 1999.

Mais um episódio de transfobia, lamentavelmente em face da nossa querida Adriana Lohanna, perpetrado no último sábado, cinco de junho, na festa do "casamento do matuto", na sua cidade natal, Aquidabã.

Lohanna foi abordada por indivíduo ainda não identificado, que a desrespeitou ao levantar seu vestido e, em seguida, desferiu um soco que fraturou seu maxilar, devendo, em breve, ser submetida a procedimento cirúrgico.

O comandante da guarnição ainda socorreu a vítima conduzindo-a ao hospital local, mas o agressor permaneceu na festa a se divertir. A justificativa era de que não havia delegado na cidade, mas esqueceram que havia plantão na Regional de Propriá.

O fato ocorreu na mesma noite em que centenas de lésbicas, gays, transgêneros e afins se divertiam numa big festa em Aracaju, algo que para qualquer desavisado pareceria que definitivamente o mundo é gay! Contudo, ao receber a triste notícia (também levei um soco, no estômago), ainda naquela madrugada, a ficha caiu e me dei conta que, em verdade, éramos uma boiada, ou melhor, uma boiolada confinada não por cercas, mas por muros altos.

A boiolada dentro do armário! e ai de quem ouse ultrapassar os limites da hipocrisia em Sergipe Del Rey... visibilidade?! continuamos cerceados, aviltados na expressão do nosso afeto, da nossa orientação sexual e identidade de gênero, marginalizados em guetos, e o pior, alienados na nossa ilusória liberdade.

Para quem não a conhece Lohanna é uma guerreira a romper estigmas. Acadêmica do curso de serviço social foi proibida de usar o banheiro feminino em uma universidade privada. Estagiou na Delegacia de Aquidabã. Ajuizou, através do projeto balcão de direitos, numa parceria entre o Centro de Referência, a UNIDAS e a Defensoria Pública, ação com vistas ao reconhecimento do nome social no registro civil. Na audiência de instrução foi barrada em frente ao Fórum por um policial militar que entendia que seus trajes, um vestido longo, colar e brincos, não seriam apropriados à ocasião.

Apesar de todos os constrangimentos, violências sofridas, de todos os percalços, querida Lohanna, você já é vencedora, por conta de sua coragem e luta, notadamente por sua integridade e autenticidade, então me reporto ao ponto alto da película do Almodóvar, "Tudo sobre minha mãe", no monólogo da personagem Agrado: “mais autêntico você é quanto mais parecido com o que sonhou para si”.

Isso nos diferencia de um ser inanimado ou irracional qualquer, a dimensão do humano e a capacidade de nos reinventarmos, desafio que deveria ser assumido por todos nós. Todavia, apesar do SUS contemplar a realização da readequação genital e todas as vitórias alcançadas pelo nosso movimento LGBT, ainda custa caro ser autêntico no nosso país, custa ofensas à dignidade da pessoa humana e vidas covardemente ceifadas.

Ficamos chocados com a iminência da aprovação de projeto de lei na Uganda, que criminaliza a conduta homossexual e prevê a condenação à pena de morte, mas esquecemos que somos os campeões de assassinatos. Um homossexual é morto a cada dois dias no Brasil, tomando por base o relatório anual estatístico do GGB referente ao ano de 2009, e ninguém se importa. O Haiti é aqui. Uganda também é aqui!

Aracaju, 07/06/2010

Mário Leony
Delegado da Polícia Civil – Aracaju/Se


*Leia também Matéria no Jornal da Cidade Net.