13/07/2010

Youtube censura video que traz duas mulheres se beijando

Fãs lutam para manter no YouTube clipe de Luen que traz duas meninas se beijando

RIO - Era apenas coisa de menina, mas alguém não gostou e denunciou. Sem nenhuma explicação, o clipe "Coisas de menina", da cantora Luen, é sistematicamente tirado do ar no YouTube. Ele já foi repostado cinco vezes desde dezembro passado, quando foi lançado, mas, misteriosamente, sempre acaba sendo removido. Sem nenhuma explicação. Será que é pelo fato de mostrar duas garotas bonitas se beijando dentro de um banheiro feminino, mesmo sem nada mais explícito?

Veja o clipe "Coisas de menina"

A novata Luen, uma americana radicada no Brasil, vocalista da banda vencedora da primeira temporada do reality show "Geleia do rock", do canal Multishow, em 2009 - e que está lançando seu primeiro CD pela Discobertas, com show dia 27, na Melt -, diz não entender o que acontece:
- Fiquei indignada, porque nós já estamos no século XXI. São apenas duas mulheres se beijando, nada demais. O clipe já foi tirado do ar cinco vezes, botamos de volta, eles tiram de novo. O que me deixa indignada é que não nos dão explicação nenhuma, não recebemos sequer um e-mail.
O empresário e produtor de Luen, Clemente Magalhães, conta ao GLOBO mais detalhes a respeito do caso:
- A gente postou o clipe no YouTube, no final do ano passado, e ele logo saiu do ar. Lá tinha um aviso em inglês que dizia: "Tirado por motivo de conteúdo impróprio." Parece que é por causa de alguma denúncia de alguém que não gosta do que vê e reclama - deduz.
Curiosamente, agora são os fãs que baixam o clipe e o repostam no YouTube enquanto ninguém percebe a sua presença e volta a bani-lo.
- Eles vão mudando o nome do clipe, e assim enganando o YouTube - diz Magalhães, lembrando que o vídeo foi feito antes do "Geleia do rock", tendo tido, portanto, sucesso espontâneo antes de Luen ficar em evidência.
No disco da cantora, a música está com o arranjo modificado, um pouco mais pesado. O CD ainda tem outras coisas, além de canções assinadas por Luen:
- Sou compositora e cantora. Então, temos várias faixas feitas por mim ou em parceria com a banda, e também composições de artistas que admiro. Tem músicas de Julie London, da época em que eu cantava jazz e blues nos barzinhos, que foi o que me iniciou. Tem Bob Dylan, Yoko Ono e Rita Lee ( "Menino bonito") - diz Luen, que também é fã de Cazuza, Cássia Eller e Renato Russo, e começou a cantar com 11 anos, nos bares de Búzios, onde acabou sendo descoberta.
- Me falaram dela lá em Búzios, onde passo os fins de semana, então acabei indo vê-la cantar num show no Cine Bardot e tomei um susto quando ouvi. Como ela era boa! - diz Magalhães, contando que Luen e sua banda estão tendo relativo sucesso, principalmente em Minas Gerais.
- A gente está tendo uma boa recepção em Minas. A partir de agosto, já temos um monte de shows marcados em vários lugares. Passaremos pelo Sul e por São Paulo - conta.
Tão provocante quanto o clipe foi o lugar escolhido para um dos shows de lançamento do CD de Luen no Rio, há algumas semanas: o clube de suinge 2A2, em Copacabana.
- Não foi para chamar a atenção, nem para ser diferente. Fizemos lá porque é a minha onda. É um lugar para as pessoas que são livres de mente, que gostam de coisas fora do padrão. Não havia nenhuma ideologia, foi mais pela questão de atitude - diz Luen.


FONTE: O Globo

Nenhum comentário: