sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Veja Manual do Eleitorado LGBT

Publicado em 06.09.2010
Por Welton Trindade


Para fazer valer a força dos e das centenas de milhares e milhões de LGBTs do Brasil e elegermos quem respeita nossos direitos, é fundamental escolher de forma consciente aquel@s que merecem nosso voto.

Nos próximos quatro anos, o Brasil terá união estável para casais do mesmo sexo? A homofobia vai se tornar crime? O Distrito Federal terá um Conselho de Cidadania LGBT? Haverá ações contra a violência homofóbica? A resposta começa a ser dada agora, com o resultados das eleições. Quanto mais candidatas e candidatos comprometidos/as com a cidadania LGBT forem eleitos mais próximos/as estaremos da garantia de nossos direitos.

Para isso, precisamos nos unir e cada um e cada uma de nós pensarmos bem em que candidaturas votar. Veja, a seguir, algumas dicas para todos e todas nós fazermos a escolha certa.

  • Não anule, não vote em branco ou deixe de comparecer às urnas. Quando você se omite, um homofóbico pode ganhar a chance de decidir quem irá governar nos próximos quatro anos.
  • Na análise das candidaturas, procure saber o que o/a candidat@ já fez pelos direitos LGBTs. Se o/a candidat@ já ocupou cargo eletivo, veja o que ele/a fez nesse sentido.
  • Faça uma pesquisa na internet e procure declarações d@ candidat@ sobre homossexuais, bissexuais e transgêneros. Exemplo de expressão para busca: nome da/o candidat@ + homossexual gays lésbica
  • ABGLT lançou a campanha “Voto contra a Homofobia, Defendo a Cidadania” onde os candidatos(as) assinam um Termo de Compromisso onde assumem abertamente o compromisso com a promoção da cidadania de pessoas LGBT. A lista esta disponível no site da ABGLT, onde vc pode ver os candidatos(as) que já assumiram: DEPUTADO(A) ESTADUAL, DEPUTADO(A) FEDERAL, SENADOR(A), GOVERNADOR(A) e PRESIDENTE. Assim, ficará mais fácil para você escolher quem merece seu voto.
  • É fundamental ver as propostas da candidaturas. Se não encontrar nada sobre LGBTs no plano de governo d@ seu/ua candidat@ preferid@, mostre para el@ os termos de compromisso desta campanha (veja aqui) e peça para que el@ assine! Se houver negativa, essa pessoa não merece seu voto! Se o termo for assinado, parabéns por trazer mais um aliad@ para nossa luta!
  • Neste ano, cada eleitor vai votar em duas candidaturas ao Senado. É mais uma chance para fazermos dessa casa legislativa um lugar de respeito à nossa cidadania. O projeto que criminaliza a homofobia, por exemplo, está sendo avaliado pelos senadores. E aí, vamos escolher quem irá aprová-lo?
  • A votação do primeiro turno ocorre no domingo 3 de outubro entre 8h e 17h. Portanto, pode se jogar no sábado à noite, sair com os amigos no domingo… É só se planejar para que você aproveite seu domingo e também vote para fazer nossa cidadania avançar.
  • Outra novidade: é preciso levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, de motorista ou de trabalho, por exemplo) e o Título de Eleitor para poder votar.

Junt@s, faremos os segundos na cabine de votação representarem quatro anos de avanço na cidadania arco-íris. Somos uma força e vamos mostrar isso nas urnas!


Texto original Parou Tudo.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Mapa Aracaju GLS - sua diversão esta aqui!


Visualizar Espaços GLS de Aracaju em um mapa maior